Criando um Orçamento no sistema

Este tutorial explica como deverá proceder para criar um orçamento, atividade que deverá ser realizada antes da emissão do pedido de compra.

Criando um Orçamento no sistema


Na barra superior do sistema, clique no botão “criar um novo orçamento” (primeiro botão da esquerda para direita), ou então acesse pelo menu: VENDAS – ORÇAMENTO – CRIAR NOVO.



Caso o orçamento já tenha sido criado, você poderá fazer a consulta pelo menu VENDAS --> ORÇAMENTO --> EM ABERTO ou através do ícone:


Após isso irá surgir a tela "relação de orçamentos" , onde você poderá procurar, editar, excluir ou criar um orçamento:


Quando criado um novo orçamento, será exibido uma tela solicitando  os dados do cliente, dados da obra, a listagem de produtos e observações que eu quiser fazer sobre o orçamento e para medições.

Se o cliente já possuir cadastro no sistema, basta clicar no ícone lupa para localizar os dados do cliente. Quando orçamento, não é necessário pegar todos os dados do cliente, apenas o nome e o telefone de contato. Posteriormente, quando o cliente for fechar a venda, deverá fazer o seu cadastramento no sistema.

Através do cadastro do cliente, poderá monitorar a movimentação financeira do cliente (cheques, emissão de boletos) além de gerar os dados da Nota Fiscal Eletrònica e histórico de pedidos.

Em DADOS DA OBRA, informe o endereço e os dados do Arquiteto ou pessoa que esta acompanhando a execução da obra.

Neste exemplo, estaremos lançando uma pia conforme imagem abaixo:


Para criar um item de venda, clique no botão ADD ITEM ou use a tecla F1.


Clique no botão LUPA e selecione um SUBPRODUTO cadastrado.  CLIQUE AQUI para saber como cadastrar um subproduto.



Informe a quantidade de peças e selecione o material a ser utilizado.



Lembrando que, com o subproduto, é possível cadastrar uma margem adicional permitindo cobrar preços diferentes do mesmo material de acordo com o SUBPRODUTO selecionado.

Por exemplo, podemos cobrar um SUBPRODUTO PIA 40% mais caro em relação ao SUBPRODUTO SOLEIRA, porque na produção de uma PIA normalmente embute-se uma margem maior para suprir a perda do aproveitamento da chapa.

O próximo passo é lançar as medidas do corte da pedra, para o sistema calcular o valor do Total do material.

 

Aqui, estamos projetando uma pia de 1,20 por 0,60. Informamos as medidas de comprimento e largura.

Se desejar, poderá embutir o frontão e a Saia como complemento das medidas. Considerando que temos um adicional de 10 cm de frontão e 20 cm de saia no comprimento e na largura, então teremos 30 cm de complemento nas medidas da pia, tanto no comprimento quanto na largura.

Portanto, a M2 total ficará assim:
[1,20 + 0,30] * [0,60 + 0,30] = 1,35 M2

 Se preferir, poderá lançar as peças individualmente para faciliar a visualização para a equipe de produção, conforme abaixo:

ou então poderá lançar assim:



depois de informado as medidas, clique em ACABAMENTO para especificar o tipo de acabamento e a metragem linear utilizada.



Para adicionar uma cuba, selecione PRODUTO PARA REVENDA, selecione a cuba e adicione ao item.

Caso desejar cobrar a instalação do cliente, poderá clicar em SERVIÇOS e selecionar o tipo de instalação que será cobrado.

Tudo isso já deverá estar previamente cadastrado no sistema, com o preço de venda, margem de lucro, para o GRANSOFT fazer todos os cálculos necessários.

No detalhe do produto, você poderá confirmar a composição do preço e confirmar o valor final:


Se desejar, poderá alterar a nomenclatura do item da forma que desejar, basta clicar na barra descrição, irá abrir um campo que permitirá editar a descrição do item:


Clicando com o botão direito do mouse sobre o item, será exibido um menu de tarefas permitindo a rápida edição do orçamento. Pode-se alterar material, fazer cópias de um item ou até mesmo fazer uma alteração em lote para vários itens do orçamento.


Se desejar, poderá agrupar os itens por AMBIENTES. Clique no botão AMBIENTES: será exibido uma tela onde deverá cadastrar os ambientes para o orçamento, conforme figura abaixo:


Após criar o ambiente, arrasta os itens para a pasta do ambiente.

O sistema também permite scannear um projeto ou então selecionar um arquivo de imagem e associar ao item para posteriormente ser compartilhada para a equipe da produção. Basta selecionar o item com o botão direito do mouse e clicar na opção VISUALIZAR DESENHO:


Uma vez definido os itens do orçamento, voce poderá gerar o relatório gráfico para conferir as medidas. Este relatório pode ser impresso e também poderá enviar para o email do seu cliente com apenas um clique.


Se desejar, poderá ocultar as medidas do relatório, evitando que seu concorrente tenha acesso as informações do produto. Poderá ocultar ou exibir serviços, ocultar medidas, ocultar todos os campos e manter apenas a descrição do produto.

Também é possível incluir RT dentro do orçamento, basta possuir o arquiteto ou vendedor previamente cadastrado no sistema. Então, Clique no botão ADICIONAR RT, selecione a pessoa e a categoria da rt. O sistema irá repassar o valor da RT para o seu orçamento, embutindo o percentual no valor final de cada item do orçamento.

Depois de confirmado as medidas e os valores, assim que o cliente autorizar o orçamento, a próxima etapa é gerar o pedido do sistema. Clique no botão GERAR PEDIDO, confirme a data prevista de entrega e o parcelamento da venda. Após a geração do PEDIDO, será criado um título a pagar no seu financeiro com o valor e o nome do arquiteto, então, você poderá controlar o pagamento das RTs no seu Fluxo de Caixa.