Cadastro de produtos - Uma Visão Geral

Será explanado como funciona corretamente o cadastro dos produtos no sistema GRANSOFT

Cadastro de produtos - Uma Visão Geral

Cadastro de produtos - Uma Visão Geral

O funcionamento perfeito do sistema GRANSOFT depende basicamente das informações que estão contidas no cadastro de produtos. Neste ponto, podemos afirmar que o cadastro é o "coração" do sistema, e que é fundamental para o usuário saber utilizar o cadastro para que o sistema funcione de forma adequada...

Neste tutorial, estaremos focando uma visão geral a respeito do cadastro de produtos.

Basicamente,  o cadastro de produtos é dividido em 4 categorias:

1 - Subprodutos:
Compreende o cadastro das peças que são produzidas dentro da marmoraria, composta pela matéria prima (Pedras, Produtos para revenda). Exemplo: pias, soleiras, bancadas, etc. Importante observar que a margem de lucro é cadastrada no subproduto, que posteriormente será aplicada sobre o custo da pedra utilizada na produção.
O cadastro de um subproduto é de caráter genérico, ou seja, não é necessário cadastrar sempre um subproduto novo para cada item de orçamento. Isso porque, no orçamento, poderá ser feita a alteração na descrição do subproduto de acordo com o serviço que estará sendo realizado para o cliente. Neste caso, opte por fazer um cadastro genérico das peças que são produzidas com maior freqüência na marmoraria. Por exemplo:
 - Baguete c/ borda reta /2cm.;
 - Balcão c/ borda meio boleada /4cm.;
 - Bancada c/ frontão e borda reta /2cm;
 - Pia e bancada c/ frontão e borda meio boleada /4cm., etc...

2 - Pedras (Materiais):
Compreende as pedras utilizadas como matéria prima principal na produção dos serviços oferecidos pela marmoraria (granito, mármore, etc).
 Clique aqui para saber como cadastrar uma pedra.

3 - Produtos para Revenda (Materiais):
Compreende os produtos que são utilizados tanto na produção de peças quanto para venda ao consumidor. Exemplo: cubas.
 Clique aqui para saber como cadastrar um Material para Revenda.

4 - Acabamentos:
Todos os acabamentos também deverão ser cadastrados no sistema, porque o custo do m2 do acabamento selecionado estará sendo agregado no composição final da peça que está sendo produzida. É importante observar também que o custo do acabamento deverá ser informado pelo marmorista, levando em consideração o conhecimento do mesmo do custo hora/homem + insumos utilizado na confecção do acabamento. Uma vez informado o custo, deverá ser informado também uma margem de lucro a ser considerada para a composição do preço final do acabamento.Exemplo:
Acabamento Boleado /2cm: supondo que o custo hora/homem + insumos (do conhecimento do marmorista) seja de R$ 22,00 o m2, ao se aplicar uma margem de 100%, o preço do acabamento será de R$ 44,00 m2.

5 - Serviços:
Compreende todos os serviços agregados no orçamento. Assim como os acabamentos, deverá ser estimado um valor referente ao custo hora/homem e insumos, e uma margem de lucro, para que o custo dos serviços seja agregado ao valor da peça produzida.
Exemplo de serviços:
-Colocação de divisória;
-Colocação de Soleira Larg. 0,03 a 0,30 cm;
-Corte em Porcelanato, Cerâmica ou granito, etc..

 6 - Amoxarifado:
Os produtos de almoxarifado compreende os insumos / ferramentas utilizados na produção. O controle de estoque destes produtos é realizada através do módulo almoxarifado. Compreendem os itens de almoxarifado:
 - Insumos: Todo material utilizado indiretamente na produção. O marmorista deverá conhecer o gasto médio com insumos, para incorporar estes custos na margem de lucro da produção.
- Ferramentas: compreende o ativo imobilizado, das ferramentas adquiridas para serem utilizados na produção. O sistema Gransoft controla a entrada / saída destes produtos, através da identificação no sistema.

É importante observar que o cadastro das PEDRAS, PROD. PARA REVENDA, ACABAMENTOS e SERVIÇOS agregam os valores informados no custo da produção de um SUBPRODUTO, ao passo de que o módulo ALMOXARIFADO só é utilizado para controle de entrada / saída.