Hoje passei uma dificuldade para fazer com que um programa MS-DOS conseguisse imprimir em uma impressora que usa cabo USB. O computador de uma cliente não possuía porta paralela e foi necessário adquirir um conversor paralelo/usb para que a impressora pudesse ser conectada ao computador.
Ao usar o adaptador, descobrimos que os programas MS-DOS não possuem suporte para impressão em portas virtuais USB que são criadas nas impressoras recentes e nesses adaptadores ou impressoras em rede. Pesquisando muito nas internets, descobri o programa DOSPrint, que faz a captura da porta LPT e joga pra impressora que você escolher. Vamos lá!
- Baixe o programa para Windows XP aqui;
- Copie o arquivo “dosprint.exe” para o diretório C:WindowsSystem32;
- Abra o Command;
- Para instalar o DOSPrint, digite: dosprint install;
- Em seguida, digite: net start dosprint;
- O DOSPrint será iniciado e ficará na Systray. Para configurá-lo, clique com o botão direito do mouse no ícone na systray e em seguida clique em Configure;
- Selecione a porta LPT desejada e após clique em Set para selecionar a impressora que receberá a captura e pronto.
O DOSPrint inicializa automaticamente com o Windows e não há a necessidade de reconfigurar a cada reinicialização. Testamos com vários programas que utilizam a porta LPT e funcionou perfeitamente!
No caso do Windows Vista, 7 e 8, o serviço do DOSPrint não é compatível com o sistema. Sendo assim, a alternativa é utilizar o DOSPrintUI, programa que deve ser inicializado e configurado manualmente a cada reinicialização do computador. Baixe o DOSPrintUI aqui. O DOSPrintUI precisa ser executado com um usuário que tenha permissões de administrador para que funcione corretamente, caso contrário, as portas não serão redirecionadas.