Metodologia para geração dos Relatórios DRE e Movimentações Financeiras

Explica dúvidas referente geração dos relatórios de Movimentação Finaceira do Sistema Gransoft

Metodologia para geração dos Relatórios DRE e Movimentações Financeiras


Os relatórios de DRE e Movimentações Financeiras foram adaptados permitindo maior flexibilidade para as empresas analizarem as informações através de perspectivas diferentes.

Antigamente, estes relatórios eram gerados apenas para visualizar todos os títulos que foram pagos / recebidos durante um determinado período.

As mudanças implementadas foram criadas no decorrer das últimas atualizações do sistema, e são aplicadas aos seguintes relatórios:
- DRE - Demonstrativo de Resultados;
- Movimentações - Movimentação - Contas Financeiras (Sintético);
- Movimentações - Movimentação - Contas Financeiras (Analítico);
- Anual Despesas.




É importante que a pessoa que for gerar estes relatórios entenda como o sistema processa os dados para exibir. Este tutorial explica a metodologia utilizada para a geração das informações contidas neste relatório.

1- Configuração do parâmetro de "Considerar o Custo do Beneficiamento como Despesa para cálculo da Margem nos Relatórios?"
Este é um parâmetro novo no sistema, e sua usabilidade é explicada através do tutorial: http://www.gransoft.net/Tutoriais/51/Embutir-o-Custo-dos-Servicos-na-margem-de-lucro-n/
Este parâmetro impacta no cálculo do LUCRO do período, pois vai embutir ou não no CMV o valor que foi lançado dos beneficiamentos na venda.
Na maioria dos casos, este parâmetro deve vir marcado como "SIM".

Toda vez que forem gerados os relatórios acima mencionados, será sempre exibida a tela de opções conforme abaixo:



Nesta tela, deve se atentar as opções que deseja gerar o relatório:
1 - PERÍODO DE GERAÇÃO: identifica o Período que deseja obter as informações.
2 - MODO DE GERAÇÃO:
- Se estiver assinalado como TITULOS PAGOS / RECEBIDOS:
O sistema vai trazer todos os títulos pagos e recebidos no período (Fluxo Contas Pagar / Receber já liquidadas). Se o campo DATA DE EMISSÃO estiver marcado, então listará todos os títulos pela DATA DA EMISSÃO do período selecionado.
Se este campo NÃO estiver marcado, será listado os títulos pela DATA DA BAIXA / PAGAMENTO / RECEBIMENTO do período informado.

- Se estiver assinalado como MOVIMENTAÇÃO CAIXA:
O sistema irá listar apenas os lançamentos que foram feitos via CONCILIAÇÃO BANCÁRIA (FINANCEIRO --> MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA), ou seja, tudo o efetivamente foi lançado no período.

COM EXCESSÃO DAS VENDAS!!

As vendas terão um tratamento diferenciado: Algumas empresas gostam de visualizar a receita considerando TODOS OS PEDIDOS QUE FORAM EMITIDOS NO PERÍODO, ao passo que algumas outras empresas deseja verificar pelos TITULOS RECEBIDOS NO PERÍODO!

Para o caso de selecionar a opção: TITULOS PAGOS / RECEBIDOS o sistema irá solicitar se o usuário deseja visualizar as VENDAS RECEBIDAS ou as VENDAS EMITIDAS para o período desejado ("Apura apenas as VENDAS RECEBIDAS durante o período?"), conforme imagem:


Caso selecionado SIM:
 1 -Verifica primeiramente o TIPO DE DATA que será utilizado como parâmetro (DATA DE EMISSÃO ou DATA DA BAIXA).
    Será listado as vendas ATRAVES DAS PARCELAS pelo TIPO DE DATA
Caso NÃO:
    Será listado o valor de TODOS OS PEDIDOS gerados no mes pela DATA DA EMISSÃO.


Os pedidos são sempre lançados na conta 111 (Receita de Vendas) que é uma conta padrão do sistema (por isso não pode ser alterado nos relatórios)

Para a geração do DRE, o sistema pergunta se deseja efetuar o cálculo do CMV considerando o custo do que foi vendido no período. O valor do CMV vai variar conforme parâmetro "Considerar o Custo do Beneficiamento como Despesa para cálculo da Margem nos Relatórios?" explicado anteriormente.