Efetuar a Baixa do Estoque Pela Ordem de Serviço

Configuração para efetuando a Baixa do Estoque Pela Ordem de Serviço

Efetuar a Baixa do Estoque Pela Ordem de Serviço

No sistema GRANSOFT, a baixa do estoque de produtos revenda / pedras é feito automaticamente através do PEDIDO DE VENDA. Ou seja, no momento que o usuário clica no botão "GERAR PEDIDO" dentro do orçamento, o sistema automaticamente efetua a BAIXA DO ESTOQUE dos itens que compõe o detalhe da venda. Quando a venda é CANCELADA, as quantidades retornam para o estoque, de fato a garantir a integridade entre as informações de movimentação de itens.

A vantagem de se utilizar a baixa de estoque pela venda é a de que o sistema controla 100% este processo, ou seja, não é necessária a intervenção do usuário para ficar lançando as quantidades para saída ou retorno (no caso do cancelamento do pedido).

No entanto, algumas empresas preferem controlar as SAÍDAS DE ESTOQUE no momento da produção, ou seja, por ORDEM DE SERVIÇO. No sistema GRANSOFT, também é possível efetuar a baixa do estoque pelas OS. O problema é que este processo envolve intervenção do usuário, ou seja, a responsabilidade dos lançamentos é da EMPRESA e caso ocorrerem erros sistêmicos, ficamos impossibilitados de fazer as avaliações necessárias, uma vez que a baixa de estoque é feita por Romaneio. Neste caso, se houver divergências de estoque, pode ocorrer em função de falta da baixa / baixas duplicadas. A empresa deverá manter um controle do processo (armazenamento de romaneios com assinatura do responsável pelos lançamentos, por exemplo). Em casos de divergências, caberá também à Empresa comparar os lançamentos do sistema x romaneios. O suporte só deverá ser acionado para os casos que forem detectados anomalias entre Romaneios e Baixa de Estoque.

Parametrizando o Sistema.
Primeiramente, é necessário parametrizar o sistema para bloquear a baixa do estoque pela venda. Acesse o menu ADMINISTRA --> PARAMETROS --> OPERAÇÕES DE ESTOQUE.



Selecione a operação 37 - VENDA, e clique no botão ALTERAR



Desmarque a opção ATUALIZA ESTOQUE e clique em SALVAR.

Baixa de Estoque por Múltiplas OS.
A baixa de estoque por Ordem de Serviço pode ocorrer de 2 formas: Baixando OS por OS (processo mais demorado) ou então selecionando uma lista de Ordens de Serviço e efetuando a baixa de uma única vez.

O problema é que quando é realizada a geração do ROMANEIO DE SAÍDA por Ordem de Serviço, o sistema consegue criar uma relação entre os documentos, que por sua vez, consegue criar uma relação com o Pedido. Em caso de problemas de lançamentos, é possível para a equipe de suporte técnico conseguir fazer as verificações, até mesmo um comparativo de saída de estoque por pedido.

Quando é gerada um Romaneio de Saída para várias OS, não é mais possível associar este Romaneio para um pedido diretamente, então, em caso de problemas que apresentarem no sistema durante este processo, a equipe do Suporte Técnico não conseguirá fazer as verificações necessárias. Se por um lado este processo é mais fácil para o usuário, por outro fica impossível associar as saidas de estoque com as vendas.

Em ambos os processos, a intevernção do usuário é extremamente importante, porque é ele quem vai gerar os romaneios, conferir se as quantidades estão de acordo com as OS geradas e, por último, clicar no botão ATUALIZAR do romaneio para que possa ser feita a baixa do estoque.

Em AMBOS OS CASOS, não será mais possível ASSOCIAR A SAÍDA DO ESTOQUE DIRETAMENTE COM A VENDA.

Por padrão, o sistema só permite gerar um ROMANEIO DE SAÍDA para uma única ORDEM DE SERVIÇO. Para habilitar a opção de gerar um romaneio para múltiplas OS, é necessário definir o parâmetro "Baixa Estoque por OS - Gerar Romaneio para Múltiplas OS"



Finalizado estas etapas, Reinicie o sistema GRANSOFT.

Após reiniciar o sistema, a baixa do estoque não ocorrerá mais na VENDA. É necessário o usuário gerar um ROMANEIO DE SAÍDA / CONSUMO INTERNO que será utilizado para efetuar a baixa.

Acesse o menu PRODUÇÃO -> GERENCIAR PRODUÇÃO -> ORDENS DE SERVIÇO.

Selecione as ORDENS DE SERVIÇO para a geração do ROMANEIO de SAÍDA, conforme imagem abaixo:



Clique com o botão direito do mouse sobre os itens selecionados e selecione a opção: "GERAR ROMANEIO BAIXA DE ESTOQUE" e aguarde.


Será gerado um ROMANEIO com a operação "SAIDA INDUST INTERNA" com os itens relacionados dentro das Ordens de Serviço.


Clicando no botão "RELATÓRIO", será exibido na descrição do item o número do item do pedido e o número da Ordem de serviço.



OBSERVAÇÃO: A baixa do estoque ocorrerá somente com a ATUALIZAÇÃO DO ROMANEIO. Antes disso, poderá fazer alterações manuais no documento, inclusive nas quantidades. Portanto, se houver divergências entre quantidades em Ordem de Serviço x lançamentos no Romaneio de Saida, o suporte não poderá fornecer informações sobre falhas do sistema, pois pode ocorrer do usuário alterar as quantidades antes de atualizar.




Verificação das Quantidades geradas no Romaneio

Voce pode consultar se as quantidades lançadas no Romaneio estão corretas. Abra a ORDEM DE SERVIÇO e selecione a aba "CONSUMO", conforme abaixo:



No Romaneio, localize o produto pelo código do pedido / número da Os e verifique se os totais