Antecipando Recebimento de Cartões

Antecipando Recebimento de Cartões




Este tutorial é voltado para a demonstração de como fazer antecipação de um recebimento com cartão de crédito no sistema Gransoft.

Primeiramente iremos em (Financeiro-> Títulos a receber), e selecionamos a parcela que iremos efetuar a baixa.



Neste exempo, irei efetuar o recebimento como cartão de crédito.

Após selecionar a forma de pagamento, informamos o dia do primeiro vencimento e a quantidade de parcelas.

Ao efetuar a baixa, a parcela ficará com status: baixado, e automaticamente esse recebimento irá entrar na carteira de cartões.

Todos os recebimentos em cartão poderão ser consultados em (Financeiro -> Carteira -> Cartões).

Selecione os lançamentos que deseja antecipar e, com o botão direito do mouse, altere o status destes lançamentos para ANTECIPADO.


Uma vez que os lançamentos estiverem com o status ANTECIPADO, voce agora deverá fazer o lançamento manualmente na movimentação financeira. Isso porque o módulo CARTEIRA do sistema GRANSOFT não conversa com a movimentação financeira. Portanto, não é possível alterar o status destes títulos em carteira para o sistema lançar automaticamente na movimentação financeira.

Para criar o lançamento na MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, basta acessar o menu (Financeiro -> Movimentação Financeira).

Selecione uma conta de capital - ou seja, o banco onde o dinheiro será depositado - e clique em adicionar novo lançamento.

Sugerimos que voce cadastre uma conta contábil denominada "Antecipação de Cartões", para que voce possa controlar os lançamentos dentro desta conta contábil.

No lançamento, escolha a espécie DINHEIRO, selecione um fornecedor (você pode colocar o próprio Banco como fornecedor, ou se preferir a própria empresa),

Informe um número de documento que facilite a identificação deste lançamento no futuro.

Selecione a data do depósito, e informe o valor da antecipação. Você pode fazer um lançamento com o valor total de todas as parcelas que foi antecipada,
ou fazer separado parcela por parcela.



Por final você acrescenta um histório para identificar o lançamento na conta bancária.

Salve a operação, e assim o processo de antecipação estara concluído.