Atualização Sistema Operacional Para Emissão da NFE 4.0

Explica a necessidade de atualizar o sistema Windows para comportar os protocolos de segurança TLS 1.2 para a NFE 4.0

Atualização Sistema Operacional Para Emissão da NFE 4.0

Comunicado - Atualização Sistema Operacional Para Emissão da NFE 4.0

Prezados Senhores

Em 02/08/2018, houve uma mudança no layout do arquivo das Notas Fiscais Eletrônicas (NFE) que o sistema GRANSOFT transmite para a SEFAZ.
A versão do layout 3.0, em vigor até essa data, passou a ser substituída pela versão 4.0. Todos os sistemas que emitem a NFE, incluindo o GRANSOFT, só poderão fazer a transmissão da NFE utilizando o layout 4.0.

O sistema Gransoft já foi atualizado e contempla todas as regras necessárias para geração do arquivo NFE 4.0, evitando que nossos clientes sejam prejudicados com a nova versão. Porém, temos observado que alguns problemas poderão ocorrer no momento da transmissão da nota em função do sistema operacional Windows do computador que faz o envido da nota.

No momento da transmissão da nfe, poderá aparecer a seguinte mensagem de erro:


O motivo desse erro é que a comunicação necessária para fazer o envio da NFe para os novos servidores da SEFAZ necessitam de um novo protocolo de comunicação (TLS 1.2)  que não está presente em todos os sistemas operacionais. A  SEFAZ, por questões de segurança,  só aceitará conexões com o protocolo de segurança TLS 1.2 ou superior.

O grande problema é que alguns sistemas operacionais, por falta de atualização, não permitem a conexão nesta versão do protocolo. Veja tabela dos sistemas abaixo com as compatibilidades:


Portando, se o computador que voce envia as Notas Fiscais for Windows XP ou Windows Server 2003, não conseguirá mais fazer a transmissão das NFEs.

Para o Windows 7 ou 8, é necessário garantir que o sistema operacional esteja 100% atualizado. Para atualizar o Windows, siga as etapas abaixo:
1-Acesse o Windows Update através do botão  Iniciar > Todos os Programas > Windows Update.
2-No painel esquerdo, clique em Verificar se há atualizações.
3-Se todas as atualizações importantes forem encontradas, selecione o link para exibir as atualizações disponíveis. ...
4-Selecione Instalar atualizações



Depois de instalado as atualizações do Windows, acesse o Internet Explorer, localize o item “Opções da Internet”, vá na aba “Avançadas” e marque os itens “Usar SSL 3.0”, “Usar TLS 1.0”, “Usar TLS 1.1” e “Usar TLS 1.2”.



Dicas para que o Gransoft execute com sucesso:

  • Certifique-se de que o sistema operacional instalado é compatível com o protocolo de comunicação TLS 1.2 e .NET Framework 4.6.2, conforme já demonstrado;
  • Rode o windows update para que o sistema esteja 100% atualizado;
  • Certifique-se de que a versão 4.6.2 do .NET Framework esteja instalada no computador;
  • No windows, localize o item “Opções da Internet”, vá na aba “Avançadas” e marque os itens “Usar SSL 3.0”, “Usar TLS 1.0”, “Usar TLS 1.1” e “Usar TLS 1.2”;
  • Mantenha as cadeias do certificado digital atualizadas (A SEFAZ disponibiliza as atualizações em seu site).

Links
- Instalar o Windows 7 Service Pack 1 (SP1): https://support.microsoft.com/pt-br/help/15090/windows-7-install-service-pack-1-sp1
- Compatibilidade do Windows com TLS 1.2 https://blogs.msdn.microsoft.com/kaushal/2011/10/02/support-for-ssltls-protocols-on-windows/
- Compatibilidade .Net Framework: https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/framework/get-started/system-requirements